20/12/2007

22. Bordeaux et Bourgogne

Na foto, rótulo de 110 anos (1898) do
Premier Grand Cru Lafite-Rothschild
.
Difícil se aventurar pelo terreno das classificações de vinhos franceses. Cada região adota a sua, o que pode levar a certa confusão. A primeira norma surgiu em 1855. Ainda perde para o Douro, a primeira região demarcada do mundo (1756). O que temos de mais relevante na França?
.
Bordeaux
O grupo mais tradicional é o Bordeaux Grand Cru Classé (dividido de premier cru a cinquième cru), mas há também Crus Bourgeois, Crus Artisans, Saint-Emilion e Graves, cada um deles com suas divisões. Entre os Grands Crus, há 5 Premiers Grands Crus, 14 Deuxièmes, 14 Troisièmes, 10 Quatrièmes e 18 Cinquièmes. Os Premiers Grands Crus: Château Lafite-Rothschild (Pauillac), Chäteau Latour (Pauillac), Château Margaux (Margaux), Château Mouton-Rothschild, desde 1973 (Pauillac) e Château Haut-Brion (Pessac). Muitas vezes, eles não trazem no rótulo a denominação Premier Cru ou Deuxième Cru (pode vir apenas Grand Cru Classé ou mesmo nada). O ideal é você ter anotado os nomes dos chateaus.
.
Borgonha
Aqui é diferente. Existe uma espécie de lista dos tops, com 33 designações -- são microrregiões/vinhedos -- que recebem o nome de Grand Cru . Ao contrário dos Bordeaux, em que a lista se refere somente a produtores, na Borgonha a divisão é física e as 33 áreas sediam vários produtores (os Grands Crus respondem por 2% dos vinhos da Borgonha). Depois, vêm os Premiers Crus (12% da produção total). A seguir, os classificados como Village, também conhecidos por Commune (36% da produção), e os AOC Bourgogne (que respondem por metade da produção).
***
A confusão é grande porque enquanto um Premier Cru é topo de linha em Bordeaux, ele seria um segundo escalão quando se trata da Borgonha -- onde primeira linha são os Grands Crus. Para bagunçar ainda mais, em Saint-Emilion, por exemplo, os grandes vinhos são divididos em Premier Grand Cru Classé A, Premier Grand Cru Classé B e Grand Cru (que é na verdade o terceiro nível). Confuso? Pode ser, mas fascinante.
.
Bordeaux - Borgonha
Premier Grand Cru Classé # Grand Cru
Deuxième Grand Cru Classé # Premier Cru
Troisième Grand Cru Classé # Village ou Commune
Quatrième Grand Cru Classé # AOC Bourgogne
Cinquième Grand Cru Classé #

Nenhum comentário: