14/11/2007

5. Dado Bier (cerveja)

Sai de um austero predinho marrom de 80 anos, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, a linha de cervejas especiais Dado Bier, nascidas no fim de 2006. À frente dessa pequena usina está Eduardo Bier, 42 anos, um dos pioneiros na onda de microcervejarias que varre o país. Quem é do mercado calcula existir no Brasil perto de 70 empresas no segmento, e algo como 10% delas já tem suas versões em garrafa. O revival por esse tipo de cerva cresce acima de 50% a cada ano. Revival? De certo modo, sim: a primeira microcervejaria de que se tem notícia por aqui, a Canoinhense (veja post 6, 14/11/2007), surgiu em 1908 no interior de Santa Catarina. Hoje é tocada por Rupprecht Loeffler, mestre-cervejeiro de 90 anos (alguma dúvida de que as loirinhas fazem bem à saúde?). As quatro cervejas especiais Dado Bier encaram em pés (de cevada) de igualdade alguns já clássicos brasileiros como as marcas Baden Baden, Eisenbahn e Schmitt. Em sua ourivesaria, a Dado está atenta a detalhes que fazem os especialistas e amantes de cervejas gourmet acreditarem na salvação da raça humana, como buscar a água mineral de uma fonte a 35 quilômetros da planta industrial, trazer fermentos, lúpulos e maltes da Alemanha, dos Estados Unidos e da República Checa e adotar práticas na produção que lembram um alfaiate londrino. Neste fim de 2007, será lançada uma à base de mate (coisa de gaúcho, né?). Ainda não provei. Das que provei, avaliei assim (notas de 0 a 5):

Dado Bier Original
Teor Alcoólico (4,5%). Tipo (Pielsen/baixa fermentação). Vai bem com grelhados, frutos do mar, sushi, frango, salada. Avaliação: Aspectos Visuais (3.5); Aroma (3.5); Corpo (4.0); Sabor (3.0); Nota Final (3.5).
.
Dado Bier Weiss
Teor Alcoólico (5,0%). Tipo (malte de trigo/alta fermentação). Vai bem com pratos picantes, como os da cozinha indiana e tailandesa. Avaliação: Aspectos Visuais (4.0); Aroma (4.0); Corpo (4.0); Sabor (3.0); Nota Final (3.8)
.
Dado Bier Red Ale
Teor Alcoólico (5,3%). Tipo (Ale/alta fermentação). Vai bem com carnes e pratos temperados. Avaliação: Aspectos Visuais (4.0); Aroma (3.5); Corpo (4.0); Sabor (4.0); Nota Final (3.9).
.
Dado Bier Royal Black
Teor Alcoólico (5,5%). Tipo (Bock/baixa fermentação). Vai bem com carnes e até sobremesas. Avaliação: Aspectos Visuais (4.0); Aroma (4.5); Corpo (4.5); Sabor (4.5); Nota Final (4.4).
***
Como destaque, a aposta nos detalhes, iniciativa que garante a cada uma delas personalidade, sabores próprios e característicos. Como ponto negativo, ter seguido a tendência (para conseguir mais mercado) de cervejas "leves", mais fáceis de descer. A Devassa, do Rio, faz assim. Já a catarinense Eisenbahn arrisca mais, olha menos pro mercadão, e costuma criar brejas mais ricas.
.
Publicado na revista VIP (novembro/2006)

Nenhum comentário: